Como Criar Grátis Rápido e Online Posts Profissionais

Redes Sociais

Como Criar Grátis, Rápido e Online Posts Profissionais Para Redes Sociais.

Veja como você mesmo poderá criar com apenas alguns cliques posts criativos, atrativos e profissionais para sua empresa.

Esse artigo é recomendado para quem tem as seguintes dúvidas:

- Como criar posts Profissionais?
- Como criar posts de forma grátis?
- Como criar posts para o Facebook?
- Como criar posts para o Instagram?
- Como criar posts para o WhatsApp?
- Como criar design no Canva?

Criar posts para as redes sociais é uma tarefa que pode ser muito trabalhosa e complexa. Por isso, muitas empresas, mesmo as micro e pequenas acabam se vendo obrigadas a contratar profissionais especializados para essa função.
A contratação desse tipo de serviço pode comprometer de forma significativa o já modesto orçamento de publicidade que essas empresas possuem. Esse fato pode inviabilizar as divulgações de campanhas, de promoções e das empresas no geral.

Mas para a nossa felicidade, ao longo dos últimos tempos, surgiram várias ferramentas que facilitam muito o desenvolvimento de layouts, posts e afins, dando a possibilidade às pessoas, mesmo que completamente leigas quando é assunto é designs, desenvolverem, elas mesmas, layouts com aspectos criativos, atrativos e profissionais. Tudo isso com apenas alguns cliques e de um jeito muito prático, simples e rápido.

Entre essas ferramentas que possibilitam todas essa facilidades citadas anteriormente está o canva.com. Essa ferramenta é uma das mais interessantes de todas, possui recursos realmente incríveis e pode ser usada de forma grátis.

Agora vem o melhor de tudo isso!
O canva.com é a ferramenta que a gente vai aprender a usar nesse artigo, por isso, continue lendo e então será coisa do passado as dificuldades que você tem em relação a criação dos seus posts para as redes sociais do seu negócio.

Passo-a-passo:

Enfim, vamos lá! Vamos colocar a mão na massa!

- Primeiro, acesse o site www.canva.com;

Caso ainda não tenha se cadastrado, então clique no botão “Registre-se” que fica no canto superior esquerdo da página. No nosso caso, já temos uma conta, por isso iremos fazer apenas o login clicando no botão “Entrar”.

Assim que a gente abre a janela inicial do Canva, podemos observar no canto superior esquerdo o botão “Criar um design”. Então, para dar início, clique nesse botão.

Será apresentado uma série de opções de design destinadas às mais diversas aplicações. Fique a vontade para explorar e conhecer todas essas possibilidades.
Você irá observar que, independente da sua necessidade, muito provavelmente existirá uma opção adequada para você.

Existem predefinições de post para Instagram, Facebook e demais Redes Sociais. Enfim, são muitas opções que, sem dúvidas, irão te ajudar muito.

No nosso caso, vamos fazer dois exemplos para entendermos bem o processo. Para isso, iremos utilizar as seguintes predefinições:
Redes sociais - Essa é uma predefinição mais genérica e pode ser utilizada em diversas redes sociais, como por exemplo o WhatsApp.
Post para Facebook - Essa é uma predefinição específica para o Facebook que agilizará muito o processo caso você queira criar postagem para essa rede social.

Criando nosso primeiro design (Redes Sociais).

- Clique na predefinição “Redes sociais”;

Antes de começarmos efetivamente, daremos um nome para esse design que estamos criando. Para isso, clique no campo que fica no menu principal da página, informe um termo que represente bem o post que será criado.

Você irá observar um quadro branco ao centro da tela. Esse quadro branco é a área em que nosso design ficará contido.

Dando continuidade...
- Colocaremos uma imagem que preencherá todo o quadro. Para isso, no menu vertical que se encontra na lateral esquerda da página, clique na seção “Elementos”;
- Entre as opções de subseção, escolha “Fotos”;
- O Canva tem uma extensa biblioteca de imagens que você poderá utilizar em seus layouts. Para encontrar a imagem ideal para o seu design, no campo de pesquisa, faça uma busca pelo termo que deseja. No nosso caso, iremos buscar por “Pizza”.

Será listado muitas opções. Observe que no canto inferior direito de cada um dos itens, existe uma tag informando se a imagem em questão é grátis ou possui algum preço. Ao longo do uso dessa ferramenta, você sempre observará isso em todos os tipos de itens, sempre haverá itens pagos e itens grátis. No nosso caso, iremos optar por itens grátis.

- Clique uma única vez no item desejado e este será inserido ao centro do nosso design;
- Você poderá girar a imagem na cena, para isso basta aproximar o mouse dos cantos do elemento até o cursor mudar de aparência, sinalizando a possibilidade de rotação. Depois disso, basta clicar, manter o botão pressionado e movimentar o mouse até o giro ficar ao seu agrado.
- Aumente ou diminua as dimensões da imagem até ficar adequado ao tamanho que você considere interessante. Para fazer esse redimensionamento, basta clicar e arrastar os círculos que ficam nos cantos do elemento.

Agora vamos inserir textos no nosso layout.
- Acesse a seção “Texto”;
- Escolha a formatação que considerar mais interessante para o seu caso, clique uma vez sobre o item e então os textos serão inseridos;
- Muito provavelmente você precisará alterar a cor do texto para harmonizar com seu design. Para fazer isso, você precisará dar dois cliques rápidos sobre o conjunto de texto, selecionar o trecho desejado, clicar no quadro de cor que fica no canto superior esquerdo do menu e então escolher a nova cor que considerar mais interessante.

- A posição do texto também precisará ser ajustada, para isso, clique e arraste até o ponto desejado;
- Ajuste também o conteúdo do texto com as informações que você pretende transmitir nesse post;
- Para alterar o tamanho dos textos, selecione cada grupo de caracteres e altere os respectivos valores da fonte;

Agora vamos inserir uma logomarca ao design. Para isso, basta acessar a seção “Uploads”.
Caso você queira usar um arquivo que não esteja em seu computador mas esteja postado no Facebook ou no Instagram, acesse os artigos abaixo e veja que fazer esse processo é bem rápido e simples.

Dando continuidade...
- Clique no botão “Faça upload de uma imagem”, localize e selecione o arquivo da logo que está no seu computador, clique em abrir e por fim clique no item escolhido;
- Redimensione a imagem da logo assim como fizemos anteriormente com a imagem do fundo;
- Após o redimensionamento ser feito, caso a imagem tenha ficado descentralizada, clique em “Posição” que fica no canto superior direito do menu. Depois clique nas opções “No meio” e “Ao centro”;

Dependendo como for a logo da sua empresa, não ficará interessante o contraste das cores entre ela e o fundo escolhido. Para resolver isso, iremos inserir um elemento entre a logo e o fundo, harmonizando assim o layout.

- Clique na seção “Elementos” e depois, entre as opções de subseção, clique em “Elementos”;
- No campo de pesquisa, faça uma busca pelo termo “square”. Entre as muitas opções que serão listadas escolha a opção que melhor lhe agradar. Lembrando que existem opções grátis e opções pagas;
- Dê apenas um clique no item escolhido para ele ser inserido ao centro do layout;
- Observe que o elemento inserido ficou acima da imagem da logomarca. Para resolver isso, clique em “Posição” e depois escolha a opção “Para trás”;
- Caso queira, é possível alterar a cor do elemento que inserimos. Para fazer isso o processo é semelhante ao que fizemos com as cores dos textos;
- Se você considerar interessante, também poderá redimensionar os elementos;

Enfim, continue fazendo os ajustes dos elementos do layout até que o resultado final fique ao seu agrado.

E então, pronto, a criação do nosso primeiro design está concluída!

Para baixar esse post, basta clicar no botão “Baixar” que fica no canto superior direito do menu principal da página. Será exibido um pop-up, mantenha as configurações padrões e então clique no botão “Baixar”.

Aguarde um instante até que o arquivo seja processado.
- Na sequência, escolha o local onde deseja salvar o arquivo e por fim clique em salvar.

Criando nosso segundo design (Post para Facebook).

O design criado anteriormente foi feito do zero, não utilizamos nenhuma referência para auxiliar no perfil do layout, por isso o resultado final, apesar de funcional, talvez não tenha explorado todo o potencial que a ferramenta poderia nos oferecer.

Uma das vantagens de se adotar o Canva para a criação de design é que você poderá utilizar como ponto de partida uma série de templates com layouts extremamente bonitos, criativos e atraentes.

Por isso, para a criação desse segundo design, iremos utilizar os recursos dos templates.

Vamos lá!
- Clique em “Criar um design”;
- Localize e clique no item “Post para Facebook”;

Novamente, antes de começarmos, daremos um nome para esse novo design que estamos criando. Para isso, clique no campo que fica no menu principal da página, informe um termo que represente bem o post que será criado.

Dando continuidade...
- Agora, na seção “Templates”, escolha o modelo de layout que você considere mais interessante para atender a sua necessidade. Depois de escolhido, dê um clique para que esse item seja inserido em seu design;

Agora, faremos todos os ajustes para personalizarmos esse post e torna-lo adequado a nossa necessidade em questão.
- Para substituir a imagem, primeiro clique sobre ela e então pressione a tecla delete, depois vá até a seção “Elementos” escolha a subseção “Fotos” e escolha a nova imagem, dê um único clique sobre o item desejado e então este será inserido no layout. Clique e arraste a imagem até ficar sobre o quadro definido inicialmente no template;

No caso desse post que estamos fazendo aqui, iremos inserir um fundo ao layout. Para isso, faremos o mesmo processo já demonstrado no passo-a-passo do primeiro post que criamos.

O mesmo acontecerá em relação à cores e ao conteúdo dos textos, iremos ajustar segundo a nossa necessidade aplicando os conhecimentos apresentados até aqui.

Pronto, nosso segundo post está feito!
Nesse momento você deve ter percebido que nos dois posts feitos até agora, a ideia central sempre foi promover as vendas utilizando o site da empresa.

Caso você não tenha um site, ou caso tenha um site mas não esteja feliz com ele, você poderá ter de forma rápida e simples um site utilizando a nossa plataforma:
É só acessar sys.nuctecnologia.com.br/cadastro, assista ao vídeo de instruções e dentro de minutos você terá um site.
E o melhor, você vai poder fazer um teste grátis!

Agora, depois de ter construído um site com a nossa plataforma, você terá um link para colocar nos seus posts. Exemplo (www.nomedaempresa.com.br).

Continuando!
Como esse post que acabamos de concluir, foi baseado em uma predefinição de conteúdo direcionado para o Facebook, o processo para fazer a postagem nessa rede social será muito simples e ágil.

- Clique no botão “Publicar no Facebook” que fica no canto superior direito do menu principal;
- No pop-up que aparecerá, clique em “Conectar ao Facebook”;
- Escolha a conta do Facebook que você irá utilizar para essa finalidade;
- Escolha também as fanpages em que você deseja fazer as postagens;
- Defina as permissões que deseja dar ao Facebook. No nosso caso iremos deixar tudo marcado como “SIM”;

Lembrando que esse processo só precisará ser feito na primeira postagem. Posteriormente, será mais rápido, pois a conexão já está pronta.

Ao concluir a conexão entre a sua conta do Canva ao seu Facebook, então aparecerá, no pop-up do botão “Publicar no Facebook”, a lista de fanpage em que você poderá fazer os posts.

- Escolha a fanpage em que deseja fazer a postagem;
- Escreva um texto que acompanhará o post.

Recomendamos que escreva sempre um texto contendo o link do seu site, isso ajudará muito na conversão dos seus anúncios. Com um link direto no texto da postagem, o cliente poderá clicar e ir imediatamente para a página do site onde o produto poderá ser comprado.

- Por fim, clique em “Publicar”;

Pronto, a postagem está feita no Facebook. Para visualizar como ficou, basta clicar no link que será apresentado no pop-up de confirmação.

Caso você queira acessar novamente os posts criados, faça o seguinte:
- Vá até a página inicial do Canva;

- No menu vertical que fica na lateral direita, clique na seção “Todos os seus designs”;
Nessa seção estará listado todos os designs criados por você. Você poderá utilliza-los novamente e também poderá fazer novas edições.


Enfim, espero que as informações apresentadas aqui te ajudem em sua jornada de aprendizado e no desenvolvimento do seu negócio. Espero que a partir de agora, muitos desafios se convertam em oportunidades e que essas oportunidades gerem excelentes resultados para você. Lembre-se de aproveitar e fazer também a leitura dos outros artigos indicados no decorrer do texto. Fico muito feliz por você ter chegado até aqui! Continue acompanhado o conteúdo do nosso blog pois sempre estaremos atualizando com informações novas e relevantes.

Obrigado e até mais!

Teofilo Fabio Macedo

Autor: Teofilo Fabio Macedo

06/05/2019

Cursou Administração/UNEMAT e Gestão de Informação/FASIPE e é um dos co-fundadores da Nuc Tecnologia. Sempre gostou de assuntos de TI, mas a maior parte da sua experiência profissional está em agência de publicidades. Hoje destina boa parte da sua energia para esse distinto blog, na construção e compartilhamento de conteúdo que combinam suas experiências e aprendizados.
Enfim, foi diretor criativo, é co-fundador de uma empresa de tecnologia e sempre será um estudante interessado em descobrir e compartilhar novos conhecimentos.


JUNTE-SE A NÓS!
Informe seu e-mail abaixo para ser notificado sempre que tivermos novas publicações.
Converse com a gente via WhatsApp