Como Ativar Mensagem Automática no Facebook

Redes Sociais

Como Ativar Mensagem Automática no Facebook

Muitas fanpages perdem a oportunidade de usufruírem dessa poderosíssima ferramenta. Siga o passo-a-passo desse artigo e saia na frente.

Esse artigo é recomendado para quem tem as seguintes dúvidas:

- O que é o assistente de resposta do Facebook?
- Como colocar mensagem automática no Messenger?
- Como colocar mensagem automática no Facebook?

Observações importantes.

Será necessário ter uma fanpage no Facebook para implementar as configurações apresentadas aqui nesse artigo. Caso você ainda não tenha uma fanpage, acesse o link abaixo de um outro artigo que a gente fez detalhando o passo-a-passo de como criar uma fanpage no Facebook.

O assistente de respostas do Facebook é incrível e pode revolucionar a forma com que os seus atendimentos são feitos nessa rede social. A possibilidade de se ter um “robô” fazendo os atendimento é simplesmente fantástica. Você pode configurar respostas diferentes para situações diferentes e dessa forma criar um atendimento automatizado que certamente dará muito mais poder e agilidade no seu relacionamento com seus clientes. E se você combinar todo o poder dessa ferramenta com o seu site, os ganhos serão exponencialmente maiores. Caso você ainda não tenha visualizado como isso pode ser feito, continue lendo e tenho certeza que com as informações apresentadas aqui, seus atendimentos e consequentemente suas vendas onlines irão evoluir para um novo patamar.

Passo-a-passo

Enfim, vamos lá! Vamos colocar a mão na massa!

-Na página inicial da sua fanpage, clique em “Configurações” que fica no lado direito do menu superior.
-Depois, no menu lateral que aparecerá, clique em “ Mensagens ”.
-Agora será exibido uma página com várias possibilidades de configurações. Iremos nos concentrar em “Assistente de Resposta”.

No tópico, "Envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua Página":
-Clique no botão ao lado e mude para “Ativado”;
-Agora clique no botão “Alterar”. Será exibido um simulador para demonstrar como funcionará a sua mensagens.
Logo abaixo, terá uma campo chamado “Sua resposta instantânea”. Caso a sua fanpage seja de uma empresa do segmento de delivery de alimentos, recomendo que use o seguinte modelo de mensagem para essa finalidade:

Olá.
Agradecemos o contato e seu interesse.
Para agilizar o seu atendimento, acesse nosso site e faça seu pedido de um jeito muito rápido e fácil:
www.nomedaempresa.com.br
Obrigado!


Observe que caso você apenas digite o link do site, ele não será clicável. Para que o link se torne clicável, você precisará fazer o seguinte.
-Primeiro remova o texto do link;
-Na sequência clique em “Adicionar personalização”.
-Na lista que aparecerá, escolha a opção “A URL do seu site”.


Caso você ainda não tenha cadastrado a URL do seu site nas configurações da sua fanpage, acesse o link abaixo de um outro artigo que a gente fez detalhando o passo-a-passo de como cadastrar todas as informações importantes que precisam estar na sua fanpage.


Essa resposta padrão irá informar ao usuário que ele poderá agilizar o atendimento acessando o seu site e fazendo o pedido por lá.
Dessa forma, assim que esse cliente concluir as escolhas dele, lá no site, bastará clicar em fechar pedido e então esse mesmo pedido sairá direto, aí, na impressora do seu restaurante, sem que você precise ter investido seu tempo nesse atendimento.

Caso você não tenha um site, ou caso tenha um site mas não esteja feliz com ele, você poderá ter de forma rápida e simples um site utilizando a nossa plataforma:
É só acessar sys.nuctecnologia.com.br/cadastro, assista ao vídeo de instruções e dentro de minutos você terá um site.
E o melhor, você vai poder fazer um teste grátis!

Agora, depois de ter construído um site com a nossa plataforma, você terá um link para colocar aqui nessa mensagem padrão.
Exemplo (www.nomedaempresa.com.br).

Continuando!
Observe que na lista de itens personalizáveis, além da “URL do seu site” existem também vários outras, assim como listado abaixo:
-Nome da pessoa;
-Sobrenome da pessoa;
-Nome completo da pessoa;
-URL do Facebook para a sua Página;
-A URL do seu site;
-Seu número de telefone;
-Seu email;
-Seu endereço.
Use essas opções para personalizar a sua mensagem.

Observação:
Fique atento ao tamanho da mensagem!
Logo acima da caixa de texto onde se adiciona a mensagem, tem uma indicação de quantos caracteres a mensagem pode conter e também a quantidade de caracteres que o texto já ocupou. Fique atento a esses números para escrever uma mensagens que não ultrapasse o limite máximo de caracteres permitidos.

Clique em “Salvar” e pronto, essa resposta automática estará configurada.

Você poderá também configurar respostas automáticas para “informar às pessoas quando estiver longe do computador” e ainda “uma saudação para as pessoas que abrirem pela primeira vez uma conversa com você no Messenge”.

O processo é bastante semelhante ao que fizemos nas configurações acima. Assim que você clicar no botão para ativar essas respostas automáticas, logo abaixo aparecerá um modelo de texto sugerido pelo próprio Facebook. A gente recomenda que você use esse texto como base, mas que nunca deixe fora dele, a URL do seu site.
Veja abaixo como seria o modelo indicado por nós:
-Texto modelo para “Informar às pessoas quando estiver longe do computador”.

Agradecemos sua mensagem.
Estamos ausentes e não podemos responder no momento, por isso, pedimos que acesse nosso site e faça seu pedido por lá!
[A URL do seu site]
Agradecemos o contato e até mais.

-Texto modelo para “Show a Messenger Greeting”.

Olá, [Nome da pessoa]!
Para agilizar o seu atendimento, por favor, acesse nosso site e faça seu pedido.
[A URL do seu site]

Lembrando de sempre clicar em “Salvar” para não perder as alterações feitas.


Enfim, espero que as informações apresentadas aqui te ajudem em sua jornada de aprendizado e no desenvolvimento do seu negócio. Espero que a partir de agora, muitos desafios se convertam em oportunidades e que essas oportunidades gerem excelentes resultados para você. Lembre-se de aproveitar e fazer também a leitura dos outros artigos indicados no decorrer do texto. Fico muito feliz por você ter chegado até aqui! Continue acompanhado o conteúdo do nosso blog pois sempre estaremos atualizando com informações novas e relevantes.

Obrigado e até mais!

Teofilo Fabio Macedo

Autor: Teofilo Fabio Macedo

22/03/2019

Cursou Administração/UNEMAT e Gestão de Informação/FASIPE e é um dos co-fundadores da Nuc Tecnologia. Sempre gostou de assuntos de TI, mas a maior parte da sua experiência profissional está em agência de publicidades. Hoje destina boa parte da sua energia para esse distinto blog, na construção e compartilhamento de conteúdo que combinam suas experiências e aprendizados.
Enfim, foi diretor criativo, é co-fundador de uma empresa de tecnologia e sempre será um estudante interessado em descobrir e compartilhar novos conhecimentos.


JUNTE-SE A NÓS!
Informe seu e-mail abaixo para ser notificado sempre que tivermos novas publicações.
Converse com a gente via WhatsApp